A participação do leitor

Disqus - ferramenta para gestão de comentários

A interatividade é uma das mais marcantes características do Jornalismo Digital principalmente pela possibilidade de interação pelo próprio meio. Esse, porém, é um tema sempre em aberto, que não se define, que não se consolida. Isso ocorre por ao menos duas razões: as redes sociais aproveitaram essa indecisão e se transformaram no espaço de opinião das audiências e a falta de convicção dos produtores de conteúdo em geral sobre a importância de abrir e fazer a gestão dos espaços de convivência com o público.

Muitos editores alegam que a baixa qualidade do que é postado pelos leitores é uma razão suficiente para que os espaços de comentários sejam fechados. Mas muitos deles cobram da audiência aquilo que não oferecem em suas homes. A luta por audiência a qualquer preço, que faz com que os sites publiquem conteúdos sensacionalistas para atrair um grande volume de público, uma audiência volátil que não cria laços com a marca ou o produto, certamente ajuda a atrair comentaristas descompromissados com a qualidade do debate.

A participação do leitor, os prós e contras, os desafios, ferramentas e alguns casos de veículos que resolveram ou se encaminham para uma boa solução desse tema constam da apresentação que fiz para os alunos do Master em Jornalismo Digital do IICS agora em agosto e que reproduzo abaixo para os interessados.

Um comentário sobre “A participação do leitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *