A web não morreu

Você já deve ter lido ou ouvido falar que a Wired decretou a morte da web. Se não leu, aqui está o link: The Web Is Dead. Long Live the Internet, texto assinado pelo cauda longa Chris Anderson e por Michael Wolff. Eles apontam para um futuro em que os inexoráveis destinos do capitalismo criarão o reinado absoluto dos aplicativos. E ilustram, com o gráfico que reproduzo a seguir, esse declínio dos sites da web (a internet, lembre, é a rede por onde trafegam os dados, web inclusive).

Ainda considero a Wired mais provocativa do que profética. Embora rico em argumentos que tentam justificar essa aposta num futuro em que o tráfego de informações digitais seja mediado por aplicativos, o artigo pode pecar por valorizar em demasia o aspecto econômico. Não há indícios de que tenhamos mercado capaz de suportar a imensa conta dos aplicativos. E há questões imponderáveis em jogo. Eu ainda acredito no poder do link, na força do compartilhamento e no livre trânsito de informações, no fluxo por redes interligadas e não somente por vias demarcadas e únicos sentidos.

Hoje me deparei com uma experiência alentadora, construída em HTML 5 e que dá uma nova esperança – ou uma sobrevida, como queiram – ao velho browser. The Wilderness Downtown é um projeto de música criado por Chris Milk, com apoio da banda Arcade Fire e do Google. Ele usa novas tecnologias para web, HTML5, Google Maps, ferramentas de desenho e movimenta pela tela várias janelas de browser em tamanhos diversos.

Experimente, é simples e impressionante. O site pedirá a você que insira o endereço da casa em que você cresceu. Se o lugar ainda não foi registrado pelo Street View do Google, você pode escolher um outro endereço conhecido para testar o esquema. Depois deixe rolar e siga as instruções.

E então, gostou? Você pode obter mais informações na página do Chrome Experiments.

Provavelmente, nessa briga de browsers e aplicativos, salvem-se todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *