Alberto Cairo, Mariana Santos e Sandra Crucianelli no Programa de Jornalismo de Dados do IICS

Mariana Santos
Mariana Santos

Mariana Santos (Fusion, Chicas Poderosas, ex-The Guardian), Alberto Cairo (Universidade de Miami), Adriana Garcia (Knight, Orbitalab, ex-Reuters), Gustavo Faleiros (InfoAmazônia, Knight), Alessandro Alvim (O Globo), Sandra Crucianelli (Knight), Marcelo Soares (Folha de S. Paulo), Érica Rolim (ISE), Daniel Bramatti (Estadão Dados), Fred Di Giácomo (Glück Project, ex-Abril) e Lyn Januzzi (Grupo RPC) são os primeiros professores confirmados do Programa de Jornalismo de Dados e Visualização que o IICS vai realizar em São Paulo na semana de 24 a 28 de novembro de 2014.

O curso é destinado a profissionais de jornalismo, design e programação que façam parte ou pretendam integrar equipes multidisciplinares que atuem em Redações ou em outras empresas ou instituições que trabalhem com Dados e Visualização. O programa multidisciplinar trata dos principais conceitos e ferramentas para apuração e interpretação de dados, uso de dados públicos e extração de dados de redes sociais, NewsGames, princípios de design aplicados à visualização, desafios da visualização e infografia modernas e a importancia do texto, do jornalismo e da narrativa em visualização.

Temas

Jornalismo de Dados
Técnicas e ferramentas para extração e análise de dados
Transparência e acesso à informação pública
Noções de Estatística para Jornalistas
Questões Jurídicas para uso de dados
Introdução à visualização
Novos formatos para a Infografia
Bases de Dados de Redes Sociais
Princípios de design aplicados a visualização
Gráficos estatísticos
Mapas interativos
Texto e narrativa em visualização
Workshop de animação
Formação de equipes multidisciplinares
Design Thinking

As isncrições estão abertas e podem ser feitas pela página do curso no site do Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS

Alberto Cairo
Alberto Cairo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *