Boston Globe prova que o browser é um app imbatível

Depois que você constrói o alicerce de uma casa, e a construção evolui, fica cada vez mais difícil fazer modificações na planta. Você até pode agregar coisas, fazer um puxadinho no quintal, mas na estrutura é quase impossível tocar. Na arquitetura de um site para internet, o esquema funcionava mais ou menos assim. Você desenhava um site e determinava o espaço da tela que ele deveria ocupar. Quem usasse uma tela diferente, convivia necessariamente com espaços em branco ou com as terríveis barras de rolagem horizontais.

Agora, imagine uma casa que muda de tamanho dependendo do número de pessoas que nela vivem, que diminui quando você está sozinho e aumenta quando a casa está cheia. A arquitetura ainda não resolveu o problema, mas o Design para web sim.

O Responsive Design (ainda sem uma boa tradução em português) é uma revolucionária arquitetura para web que faz com que o conteúdo se molde ao tamanho da tela, o que facilita a vida do leitor e é um avanço fantástico no trabalho do web designer, que se veria obrigado a desenhar páginas para centenas de formatos diferentes se a ideia fosse atender a todos os aparelhos que estão no mercado. Para os mais velhos, o RD lembra Glup e Glip, as criaturas capazes de assumir múltiplas formas da série de animação Os Herculóides.

O Responsive Design surgiu em 2010, mas se materializou em 2011 com o lançamento do novo site do Boston Globe. Como você pode ver na ilustração abaixo, o mesmo conteúdo se ajusta ao tamanho da tela do aparelho usado: desktop, iPad ou iPhone. Mas você também pode brincar com a página reduzindo e ampliando a janela do seu browser. Faça o teste.

No site do Boston Globe há uma página explicando as novidades e alguns vídeos que mostram o que muda na visualização do conteúdo.

Para quem perde o sono com a necessidade de vários desenhos de página para atender a todos os formatos de tela, o desenho da nova home page do The Boston Globe é um sonho de consumo. Puro Responsive Design e um alento para quem, como eu, acha que o browser é um app imbatível.

Para saber mais sobre Responsive Design

Esse post fica por conta de uma retrospectiva de 2011. Recuperei o assunto de um post no Google +

2 comentários sobre “Boston Globe prova que o browser é um app imbatível

  1. No meu blog em wordpress, quando visto em um ipad, em vez de manter o design com poucas mudanças, eles mudaram tudo, parece que estou acessando de um celular, tiraram o logotipo do blog, e as postagens ficam organizadas em pequenos quadrados.

    1. O WordPress tem modelos para exibição do conteúdo para mobile e iPad. Para o leitor, acho melhor a forma como o conteúdo é exibido em celulares e tablets com essa configuração. Mas você pode mudar isso no menu “Aparência”. Clicando em Mobile e/ou iPad você pode desabilitar essa exibição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *