Esta é uma lista dinâmica com ferramentas úteis para o trabalho do jornalista. Ela está em construção e colaborações serão bem-aceitas (na área de comentários)

Áudio e transcrição de texto

  • Transcribe é uma ferramenta simples e muito útil para ajudar a transcrever gravações em áudio em formato mp3 ou wav. A ferramenta é online e não precisa de instalação. O repórter acessa o site, seleciona em seus arquivos o áudio que quer transcrever e pode começar a transcrição. Na tela, ele tem um campo para digitar seu texto e botões (que podem virar teclas de atalho) que permitem determinar a velocidade de reprodução do áudio, parar e avançar.
  • Anchor é um aplicativo para transmissões de áudio interativas. Não há opções para editar o som, mas é possível adicionar descrições, hashtags, links e marcar pessoas de suas redes. Outros usuários podem gravar respostas ao seu áudio, de até um minuto de duração. Os áudios podem ser compartilhados por e-mail, Twitter, Facebook ou incorporados em um site. Disponível somente para IOs.
  • Opinion é um aplicativo para gravar, editar e compartilhar podcasts. É extremamente simples de usar, mas está disponível apenas para IOs.

Scanner e OCR

  • DocScanner é um aplicativo para celulares e tablets com iOS (Apple) e Android muito útil para o repórter em campo. Ele captura imagens de documentos via câmera do aparelho e consegue transformar imagens desses documentos em texto editável via OCR.

Captura de tela

  • O Camtasia captura em vídeo a sua navegação pela web e permite a edição de áudio em separado e, inclusive, o uso da câmera de seu PC ou Mac para gerar vídeos que podem ser incorporados à edição final. Admite também legendas.
  • Awesome Screenshot é uma extensão do Chrome que permite capturar imagens da tela do computador ou uma página completa de um determinado site. É gratuita.

GIF

O Giphy é um criador de GIFs animados que permite criar com imagens importadas do seu computador, de galerias de fotos ou de vídeos publicados em sites como YouTube e Vimeo. É possível criar textos com animação.

Organização e armazenamento de documentos

  • Dropbox é um serviço de armazenamento na nuvem e compartilhamento de arquivos muito útil para quem precisa ter acesso a arquivos a partir de diversos pontos de acesso: pc, smartphone ou tablet. O usuário pode instalar o Dropbox e criar pastas para arquivar documentos em seu PC e sincronizá-las para acesso via web em outros aparelhos.
  • Evernote é um organizador de documentos e notas obrigatório para o jornalista. Ele oferece várias possibilidades de captura (textos, páginas web, fotos e áudio) que o repórter organiza em cadernos e classifica por tags. Esses documentos e arquivos podem ser sincronizados e acessados em tablets e smartphones ou em outros computadores conectados à internet. A busca é fácil e rápida. Evernote possui vários subprodutos úteis para o jornalista.

Twitter

  • Conweet é um aplicativo web que permite rastrear as conversas entre dois usuários do Twitter. Ao inserir as duas contas que você pretende rastrear, o Conweet entrega o número de mensagens trocadas entre as duas contas e lista todos os diálogos registrados pelo Twitter.

Coberturas ao vivo

  • Cover it Live é uma ferramenta robusta para coberturas em tempo real. O CiL é aplicado em páginas web, lista o conteúdo como uma timeline, permite a publicação de texto, fotos, vídeos, áudios, enquetes, placar de resultados e comentários dos leitores. A plataforma é versátil e permite uma série de configurações. O Cover it Live pode receber convidados que publiquem remotamente e também incluir na timeline publicações automáticas alimentadas pelo Twitter (por #hashtags, usuários ou listas de usuários). O monitoramento pode ser feito também pelo aplicativo no celular.
  • Storify é uma fantástica ferramenta para coberturas em tempo real ou em formato de timeline, muito versátil para busca de fontes e com design que compõe bem com qualquer página web. O Storify serve para narrar histórias com o uso intercalado ou em sequência de conteúdos dispersos pela rede, oriundos tanto de sites quanto de redes sociais.

Fotografia

  • Panorama é um aplicativo para smartphones e tablets que rodam com iOS ou Android que capta imagens para gerar fotografias em 360 graus, ideais para dar ao leitor uma melhor ideia do ambiente. As imagens são facilmente compartilhadas em redes sociais ou por e-mail.

Coleta de dados

  • O DocumentCloud é um aplicativo poderosos para absorver e analisar dados de arquivos, fazer anotações e até compartilhar documentos na web. Ao submeter a ele um arquivo PDF, por exemplo, é possível uma série de ações. Ele identifica nomes, lugares e organizações busca conexões em outros documentos da web; Ele identifica datas e pode relacionar todos os eventos em uma linha do tempo; Você destaca passagens e faz anotações e pode atribuir a elas urls (endereços na web) específicos para compartilhar; E oferece a possibilidade de compartilhamento dos documentos em blogs ou sites com um leitor próprio que pode ser incorporado às páginas.

Organizador de fontes

  • Originalmente um aplicativo para mac e agora também para iPhones, o FullContact é um superorganizador de contatos. Ele lista os contatos da agenda, busca nas redes sociais mais informações de cada um e as incorpora à lista e é muito fácil de usar, inclusive para consolidar contatos repetidos. Permite tagueamento e listagem de todos os contatos por tag e, na versão para iPhone, até acompanhar as postagens em redes como o Twitter, por exemplo, de cada um dos contatos. A sincronização é muito rápida e qualquer atualização é feita imediatamente em todas as plataformas.

Social

  • Adobe Post é um aplicativo para IOs que ajuda a criar conteúdo visual para melhorar a atratividade de posts em redes sociais. Há diversos templates disponíveis para criar combinações de imagens e textos em formatos prontos para compartilhamento nas redes sociais. Grátis.
  • O Clammr é um aplicativo para IOs e para web para criar e compartilhar trechos de áudio. Perfeito para destacar e divulgar conteúdos mais longos de áudio nas redes sociais.
  • Chhirp é um aplicativo para Android e IOS para gravar áudios e divulgá-los nas redes sociais. É de grande ajuda para dar notícias por voz quando o Jornalista quer antecipar informações e o áudio é um meio melhor que o texto.
  • Com o Canva é possível usar centenas de templates para criar composições de textos e imagens para deixar mais atraentes os posts em redes sociais.
  • Para publicar em diversas redes sociais e ainda acompanhar a estatística dos posts, o Buffer é uma excelente ferramenta. Além de simplificar o trabalho, o aplicativo ainda pode escolher o melhor horário para publicar seus posts. Recentemente, o Buffer lançou também o Respond, uma ferramenta para acompanhar as conversações no Twitter. Ambos têm versões pagas e gratuitas.

Newsletter

  • MailChimp é uma das mais populares ferramentas para criar e fazer a gestão de newsletters. A versão gratuita permite o envio de até dois mil emails por disparo.

2 comentários sobre “Soluções e ferramentas para Jornalistas

  1. Busco cursos sobre transcrição. Encontrei apenas empresas que fornecem o serviço e ferramentas. Vocês poderiam indicar algum curso? Obrigada.
    Sheila Tonini

    1. Sheila, infelizmente não tenho nenhum curso para transcrição de áudio para recomendar, apenas ferramentas. No Google há muitas ofertas de cursos. Talvez a busca possa ser o melhor caminho. Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *