O botão seguir do Twitter

Uma das ações que a maioria dos sites deixava pendente, depois de aplicar em suas páginas a otimização para mídias sociais, era a sugestão para seguir a conta do Twitter. Como isso se dava na prática? Simples e singelo. Nossos programadores incluíam em todos os lugares possíveis botões para que o conteúdo pudesse ser compartilhado em redes sociais, neste caso específico: no Twitter. Poucos resolviam uma segunda questão: estamos dando divulgação para o conteúdo, gerando audiência, mas deixando em segundo plano a captação de seguidores para as conta de Twitter. E, nesses tempos bicudos e fragmentados, volume de seguidores é fundamental para garantir uma boa distribuição de conteúdos nas mídias sociais.

Alguns sites mais antenados oferecem a opção de seguir tão logo você tuíte algo. É o caso do exemplo abaixo. Veja que o YouTube recomenda seguir a conta no Twitter depois que você compartilha algum conteúdo.

Recomendação do YouTube para que o usuário que compartilhou algo também siga a conta do site

Pois, bem. Agora o próprio Twitter se dá conta de que essa deva ser uma ação proposta com a ajuda dele próprio e lança o botão Seguir. Você aplica em seus templates e páginas um código. Esse código gera um botão que chama a atenção do usuário para a sua conta. Se ele estiver logado, o botão ainda informa se o usuário já segue aquela ou aquelas contas. Quer ver? Confira na coluna da direita deste blog se você já segue as minhas contas no Twitter.

O código é bem simples. Para usá-lo, basta acessar a página do Follow button no Twitter, inserir seu usuário, selecionar cor de fundo e se você quer exibir o número de seguidores. Gere o código e copie na página em que você quiser aplicá-lo. Se você é um usuário mais experiente e quiser mais informações a respeito, acesse a página para desenvolvedores.

Exemplo do botão Twitter já aplicado numa página

Como quase tudo na internet, a regra sempre valiosa é simplificar a experiência de uso. E, por isso, este é um gol do Twitter. Você pode ir um pouco adiante e ampliar o placar. Aproveite o código, modifique-o para também incluir sugestões de listas que os leitores podem seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *