O que muda no novo novo Twitter

O Twitter está atualizando as suas principais páginas [twitter.com, aplicativos para mobile e o Tweetdeck.com] e traz novas funcionalidades e mudanças na navegação.

Navegação

A navegação nas páginas de usuários mudou consideravelmente. Há agora três abas principais: início, conectar e descobrir.

A página de início (Home) é a que menos novidades apresenta. Há uma nova distribuição dos elementos que já constavam da antiga página, ganham mais destaque os TTs e a timeline ocupa um espaço maior na página, o que é bom. Senti falta de um maior destaque ou de um link direto para as páginas de listas. Para quem quer organizar a leitura, fazer curadoria de conteúdo ou relacionar pautas, as listas são de uma enorme ajuda. Mas elas continuam lá, na página de perfil do usuário, no topo à direita da tela, juntamente com o acesso às mensagens diretas.

Página inicial do novo Twitter

A aba @Conectar (Connect) leva a uma página onde estão listadas todas as interações feitas com o perfil do usuário. As interações me remetem ao velho Tweetree, um aplicativo baseado no Twitter, ainda ativo, que já trazia na origem algumas da novas funcionalidades que foram incorporadas ao Twitter: a possibilidade de listar na própria timeline a conversação com outros usuários. Isso ajuda na interatividade já que esta mídia social vinha se tornando um espaço para publicação e leitura muito mais do que uma rede para interação entre os usuários.

A aba de @Conectar do novo Twitter

Em verde, um exemplo de interação na própria timeline. É possível abrir e fechar o box com as conversações e neste espaço são relacionadas também as trocas entre os usuários.

A listagem da interação na própria timeline do novo Twitter

A aba #Descobrir abre várias portas para encontrar novos perfis e conteúdos publicados no Twitter para além da timeline. Na área demarcada em verde da reprodução abaixo estão as possibilidades principais: histórias com destaque no dia; a atividade na sua rede de relacionamentos; sugestões de perfis para seguir; ferramentas para buscar em outros aplicativos amigos que ainda não são seguidos por você no Twitter; e uma sugestão de perfis relacionados por categorias. E, obviamente, os TTs.

Página #Descobrir do novo Twitter

Páginas de marcas

O Twitter está criando uma modalidade de perfil avançado para marcas e empresas. Algumas delas já estão acessíveis, caso de @cocacola, @americanexpress, @bestbuy, @bing, @chevrolet e @dell. Mas todas as empresas e marcas ganharam muito com o novo Twitter. Os espaços de exposição da marca são mais visíveis e a possibilidade de abrir os conteúdos na própria timeline valoriza muito mais o que é postado. Para quem publica notícias será quase obrigatório adiantar algum conteúdo como fotos e vídeos.

Perfil da @CocaCola no novo Twitter

Funcionalidades

Há mais funcionalidades além das mencionadas nas páginas de cada uma das abas.

Agora que será possível abrir e fechar os tweets para ver mais conteúdo, é possível que o usuário que navegue por um determinado perfil, rico em conteúdo, queira voltar para a timeline original ao fima da leitura para ver mais. Repare no recorte abaixo (destacado pela seta verde), ele permite fechar todos os tweets de uma só vez pelo botão na barra superior.

Botão para fechar todos os tweets abertos no novo Twitter

Outra excelente novidade é a facilidade para incorporar um tweet (com código embeded) em qualquer site ou blog que o aceite. Veja no exemplo do Guardian:

No destaque, o botão para incorporar o tweet no novo Twitter

Ao clicar em incorporar, abre-se uma janela (veja abaixo) com o código que deve ser copiado e colado no site em que você quer publicar o Tweet. Com a vantagem de facilmente poder controlar a disposição do tweet na página. Além disso, na imagem gerada em outras páginas, será exibido também o botão de Follow para o perfil original do tweet.

Agora é possível copiar o código para incorporar e definir a disposição na página em que será aplicado

O novo Twitter propõe uma nova dinâmica e atrai para si a atenção dos usuários (e, possivelmente, de anunciantes). A página se torna mais atrativa e concorrerá cada vez mais com os portais que hoje se parecem muito uns com os outros.

3 comentários sobre “O que muda no novo novo Twitter

  1. Bom dia! Represento a Editora Ibpex, de Curitiba. Solicito autorização para utilizarmos algumas das imagens e um trecho desse texto no livro didático “Leitura de literaturas, expressões culturais e formações de leitores na educação básica”, de Luiz Antonio Gomes Senna e Maria Angélica Freire de Carvalho.

    Agradeço e aguardo seu retorno o mais breve possível.

    Att.

    Jassany Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *