Professores e profissionais de mercado que já participaram dos programas promovidos pela Escola de Interatores ou cuja coordenação esteve a nosso cargo

Adriana Barsotti

Jornalista e professora de Jornalismo Digital nos cursos de Jornalismo do Ibmec-RJ e da ESPM-Rio. Trabalhou durante 20 anos como repórter e editora em O Estado de S.Paulo, IstoÉ e O Globo. Também foi gerente de produto do Globo, onde desenvolveu produtos para site, celular e tablet, entre eles O Globo a Mais, revista digital do qual foi editora. Coordenou na editora Intrínseca a equipe responsável pela edição multimídia em site e e-books da série sobre a Ditadura de Elio Gaspari. Faz doutorado em Comunicação Social na PUC-Rio e atualmente é consultora do Instituto Moreira Salles para projetos digitais.

Adriana Garcia

Jornalista, passou por Exame, Folha de S.Paulo, VejaSP e Reuters, no Brasil e nos EUA. Mestre em Comunicação pela USP e John S. Knight Fellow em Stanford (2012-13). Atuou como facilitadora na d.school na mesma universidade. Foi diretora de Comunicação da Rio 2016 e fundadora da Orbital Media.

Alberto Cairo

Professor de Visualização na Universidade de Miami e autor de The Funcional Art: An Introduction to Information Graphics and Visualization. Criou o Departamento de Infografia Interativa no jornal El Mundo da Espanha (elmundo.es) e conquistou diversos prêmios Malofiej e da Society for News Design. No Brasil, foi diretor de Infografia e Multimídia da Editora Globo. Nos últimos meses, coordenou o maior Massive Open Online Course (MOOC) de jornalismo já realizado no mundo em colaboração com o Knight Center na Universidade do Texas.

Alessandro Alvim

Editor gráfico em O Globo desde 1997. É formado em Desenho. No Malofiej20, um dos prêmios de Infografia mais prestigiosos do mundo, foi um dos 25 profissionais mais votados na eleição para o infografista mais influente dos últimos 20 anos. Seus trabalhos obtiveram reconhecimento nos prêmios Malofiej (participou do júri da edição de 2014), Society for News Design, Sociedad Interamericana de Prensa e o Prêmio Esso no Brasil.

Ana Brambila

Jornalista e doutoranda em jornalismo pela Universidad Austral, de Buenos Aires. Foi editora de Mídias Sociais na Editora Globo, no portal Terra e na Editora Abril. Na academia, lecionou em cursos de graduação e pós-graduação em instituições de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. É professora no Programa Avançado em Jornalismo Digital (Master em Jornalismo Digital) do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e organizadora dos ebooks "Para entender as mídias sociais" vol. 1, 2 e 3.

Bruno Scartozzoni

Fundador do Escritório Caldinas - consultoria de estratégia e storytelling, além de ser professor de storytelling e transmídia da ECA-USP e da FIAP. Graduado em administração pública e pós-graduado em administração de empresas, em ambos os casos pela EAESP-FGV, Bruno tem mais de 10 anos de experiência em planejamento de comunicação, com passagens por grandes agências on e off-line e atendendo clientes como: AmBev, Nokia, Nestlé, Caixa, Ministério da Saúde e Hypermarcas. Foi co-fundador da Storytellers, primeira agência brasileira especializada em criação de histórias para empresas, diretor de planejamento da Digital Group e professor da ESPM.

Daniel Bramatti

Repórter da editoria de Política do jornal O Estado de S.Paulo, onde está desde 2008. Coordena o Estadão Dados, núcleo de jornalismo de dados do veículo. Entre 1994 e 2006, trabalhou na Folha de S.Paulo, na sede, na Sucursal de Brasília e como correspondente em Buenos Aires.

Daniel Fernandes

Formado em jornalismo pela FIAM em 1998, já atuou como repórter, redator, chefe de reportagem e editor. Desde 2011 é coordenador do Estadão PME, projeto multiplataforma do Estadão voltado ao empreendedorismo. No projeto, atuou como responsável estratégico pelo conteúdo - elaboração de caderno impresso, site, programas de rádio e também coordenação de eventos para pequenos e médios empreendedores. Tem MBA em Ciências Aplicadas ao Consumo pela ESPM e cursa atualmente pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV.

Daniela Pinheiro

Daniela Pinheiro, repórter da piauí desde 2007, é coautora de Vultos da República e Tempos Instáveis, ambos publicados pela Companhia das Letras. Passou pelas redações da Veja e da Folha de S. Paulo. Venceu quatro vezes o Troféu Mulher IMPRENSA e duas vezes o Prêmio Comunique-se como melhor repórter de mídia escrita do país. Foi bolsista da John S. Knight Journalist Fellowships, na Universidade de Stanford, e é diretora do novo projeto digital da piauí.

Fabrizio Bruzetti

Diretor Executivo da Xaxis Brasil, Trading Desk do Grupo WPP, Fabrizio é o responsável por estimular e apoiar as agências brasileiras a comprarem suas mídias display, vídeo, mobile e rádio de forma programática. Fabrizio também serviu como Diretor Geral da ADTZ Brasil, empresa focada na gestão de mídia em Redes Sociais. Anteriormente foi Managing Director da Digilant Brasil, primeira DSP – Demand Side Platform a atuar no mercado Brasileiro e foi Country Manager Brasil e Senior Sales Manager na Aunica para produtos da Suite Adobe/Omniture. Fabrizio é economista formado pela USJT e possui MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV além de ser apaixonado por tecnologia e publicidade.

Fábio Malini

Professsor do Departamento de Comunicação Social e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (http://labic.net). É autor do livro A internet e a rua: ciberativismo e mobilização nas redes sociais (Sulina, 2013).

Fernanda Stinchi Pascale Leonardi

Advogada e sócia de Leonardi Advogados. Antes de integrar o escritório, Fernanda trabalhou por seis anos como coordenadora jurídica na Unilever Brasil e por dois anos como gerente jurídica na Rede Energia. Antes disso, trabalhou por cinco anos como advogada em Momsen, Leonardos & Cia., grande escritório de propriedade intelectual. É mestre pela Faculdade de Direito da USP, com a dissertação “Tutela Civil da Voz” (publicada em livro pela Editora Manole, em 2010), e doutoranda pela mesma instituição, com tese sobre direitos autorais e novas tecnologias. É professora convidada da USP nos cursos de graduação e pós-graduação e do Centro de Estudos da Voz, da Escola Superior de Advocacia (ESA-OAB/SP).

Fred Di Giacomo

Jornalista multimídia e escritor. Ele trabalhou 7 anos e meio na Editora Abril, onde liderou a premiada equipe responsável por sites, redes sociais e infográficos digitais de marcas como Superinteressante, Guia do Estudante e Mundo Estranho. Fred formou-se em jornalismo pela Unesp (Bauru) e veio para São Paulo após ser aprovado no concorrido Curso Abril de Jornalismo, em 2006. Tocou projetos digitais para marcas como Bizz, Capricho e o portal Abril.com, além de ter colaborado com diversas revistas da casa. Foi um dos pioneiros na criação de newsgames (jogos jornalísticos) no Brasil - trabalho pelo qual ganhou destaque no Nieman Lab Journalism de Harvard. Em 2013, decidiu deixar a Editora Abril para morar um ano em Berlim e lançar o Glück Project - site que investiga a felicidade. Fred é autor de dois livros de ficção ("Canções para ninar adultos", Editora Patuá, e "Haicais Animais", Editora Panda Books). Por seus trabalhos com infografia e games ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo, medalha de prata e méritos no prestigiado SPD (Society of Publication Designers) e teve trabalhos selecionados para o FILE (Festival Internacional da Linguagem Eletrônica).

José Roberto de Toledo

Repórter brasileiro especializado em jornalismo de dados e investigação. Criou o primeiro time de jornalismo investigativo com base em dados da imprensa brasileira (Estadão Dados). É co-fundador e ex-presidente da Abraji. Foi um dos coordenadores do premiado projeto de investigação global Panamá Papers no Brasil, em parceria com o ICIJ (International Consortium of Investigativo Journalism). Tem trabalhado como colunista político desde 1991 em jornais como O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, além de fazer comentários políticos em emissoras de TV, como RedeTV! e TV Cultura de São Paulo. Ganhou, entre outros, o mais importante prêmio jornalístico brasileiro, o Grande Prêmio Esso de Reportagem, em 2016, pela série "A Farra do FIES". Tem ensinado jornalismo de dados ao longo dos últimos 15 anos para instituições como Knight Center for Journalism in the Americas, programas de Master em Jornalismo da Columbia University (EUA), FGV e ESPM. Tem sido convidado a dar workshops e seminários sobre o tema em países como Argentina, México, Uruguai, Paraguai, Chile e Colômbia. É co-autor de três livros, entre os quais "Análise política & Jornalismo de Dados - Ensaios a partir do Basômetro" (FGV Editora).

Leandro Beguoci

Diretor editorial e de produtos da Associação Nova Escola, organização que publica os principais veículos de comunicação para educadores do Brasil, professor do IED e palestrante da Academia Draft. Foi editor-chefe da F451, empresa de mídia que publica o Gizmodo Brasil e a Trivela, além de desenvolver conteúdo para marcas e agências. Também trabalhou na Folha de S.Paulo, Editora Abril (é colunista da revista VIP e já editou especiais da Superinteressante), iG e News Corp, onde criou o departamento online do grupo FOX no Brasil.
Também faz parte da OrbitaLAB, laboratório de inovação em jornalismo e mídia. Beguoci, ao lado de Mariana Castro, criou o primeiro debate online entre políticos na história da internet brasileira. Ao longo da carreira, entrevistou o papa Bento 16 e Edward Snowden. Em 2014, seu texto sobre os rolezinhos na revista digital Oene foi citado pelo New York Times. Em 2015, seu texto sobre água em São Paulo, publicado pelo UOL, teve ampla repercussão no país e foi exibido até em condomínios paulistanos.
Tem mestrado pela London School of Economics, é fellow na Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, na City University of New York.

Leonardo Dresch

Gerente de novos projetos e negócios na ACERP (Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto). Foi editor-assistente de Imagens Multiplataforma no jornal O Globo, com formação executiva de Cinema e TV na FGV-RJ e experiência de mais de 14 anos com Jornalismo Digital.

Luciane Aquino

Chief media officer (CMO) do Terra. Formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), acumula experiência nas redações do jornal Zero Hora e Grupo RBS como repórter e editora, tendo atuado em Porto Alegre, Brasília e Barcelona. No Terra, já foi editora-executiva, gerente de Conteúdo e diretora global de Produto. Tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV e é pós-graduada em Comunicação e Tecnologia Digital pela Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, e em Estudos Superiores de Comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona.

Luis Fernando Gracioli

Jornalista com MBA em Administração e Gestão Empresarial STC (Skills, Tools & Competence), Northwestern University – Kellogg School of Management e Fundação Dom Cabral. Atualmente é diretor de uma Startup focada na inclusão digital de empresas PMEs e consultor de desenvolvimento de novos negócios em plataformas digitais na Starte Consultoria. Por mais de 16 anos atuou na gestão e desenvolvimento de novos negócios do segmento digital (Internet e Mobile) no Grupo RBS, onde desempenhou as funções de Diretor de Novos Negócios, Diretor de Unidade de Negócio de Internet & Inovação e Diretor de Desenvolvimento de Produtos de Internet. Atuou por nove anos como docente na Faculdade de Comunicação da PUC-RS.

Marcelo Coutinho

Diretor de Inteligência de Mercado do Terra e professor de Estratégia e Comunicação na Fundação Getúlio Vargas. É PhD em Sociologia pela Universidade de São Paulo e possui graduação em Negócios pela FGV.

Marcelo Soares

Editor de Audiência e Dados da Folha de S.Paulo e professor da disciplina de Jornalismo Guiado por Dados na pós-graduação em Jornalismo Digital da PUC-RS. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi sócio fundador e o primeiro gerente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Em 2006, editou o projeto Excelências, que recebeu o prêmio Esso de melhor contribuição à imprensa mostrando dados da atuação e processos dos deputados que concorreriam à reeleição. De 2007 a 2011, foi correspondente especial do Los Angeles Times no Brasil. Em 2010, atuou como repórter e comentarista de política da MTV Brasil.

Margot Pavan

Co-fundadora do UOL, tem larga experiência em edição de conteúdo digital e criação de conteúdo, interfaces e produtos para diferentes plataformas nos principais veículos jornalísticos do país. Trabalhou no iG, na Editora Abril e no Estadão onde cuidou da definição de estratégias para produtos e redes sociais. É responsável atualmente pelo desenvolvimento da audiência no Valor Econômico. Mestre em Artes pela ECA/USP, especializada em Arquivística pela USP, em Negociação pela FGV, MBA em Gestão de Negócios pelo INSPER, graduada em Filosofia pela USP e em Artes Plásticas pela Belas Artes.

Nívia Carvalho

Jornalista, foi a primeira editora de Mídias Sociais do jornal O Globo, responsável pela estruturação dos perfis da marca nas principais redes sociais, cargo que ocupou até março de 2014. Antes, foi coordenadora do Programa Multimídia de Estágio da Infoglobo/CBN e do programa de treinamento de jornalistas na redação do Globo. É uma das autoras do livro 'Para Entender as Mídias Sociais'.

Pedro Doria

Pedro Doria é editor do Meio, uma startup que conta tudo de importante do dia em 8 minutos. Assine. Não custa nada. É também colunista de O Globo, O Estado de S. Paulo e da CBN. Foi editor-executivo do Globo e editor­-chefe de conteúdos digitais do Estadão, além de colunista da Folha de S. Paulo. Em 2015, recebeu o Prêmio Comunique-se de melhor jornalista brasileiro de Tecnologia. Liderou, no Globo, a equipe que venceu o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa, em 2012. Foi Knight Fellow da Universidade de Stanford. Esteve entre os fundadores dos sites No. e NoMínimo. Recebeu também o Prêmio Caixa de Reportagem Social, o Bobs, da rede alemã Deutsche Welle, e o Best Blogs Brazil na categoria política. É autor de sete livros.

Ramón Salaverría

Diretor do Departamento de Projetos Jornalísticos da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha). Especialista em Jornalismo e Linguagem Jornalística nas Novas Mídias e autor dos livros "Redacción Periodística en Internet", "Cibermedios" e "Manual de Redacción Ciberperiodística".

Ricardo Anderáos

Diretor editorial do Brasil Post. Foi editor-assistente da Ilustrada e correspondente da Folha na Espanha. Em 1994 criou a revista em CD-ROM NEO. Foi colunista de tecnologia da Carta Capital, da BandNewsFM, e editor do Link. Webmaster do UOL, editor-executivo do Estadão.com, diretor editorial do Metro, diretor de negócios online da Band, diretor de mídias digitais da MTV Brasil, atuou nos últimos dois anos como diretor de mídias sociais do Grupo Abril.

Sandra Crucianelli

Jornalista especializada em jornalismo investigativo e jornalismo de precisão. Ela é fundadora e editora-chefe do site www.SoloLocal.Info, uma iniciativa de jornalismo digital baseada em Bahía Blanca e colabora como instrutora para diversas organizações internacionais, incluindo o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, o Centro de Meios de Comunicação em Massa (Mass Media Center) da Universidade Internacional da Flórida e o programa Trust for the Americas, da Organização dos Estados Americanos (OEA). Sandra recebeu diversos prêmios de jornalismo investigativo, de organizações como a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), uma bolsa da Fundação Reuters e o prêmio bienal da Associação Médica Argentina, entre outros. É autora do livro Ferramentas Digitais para Jornalistas.